top of page

A História da Maquilhagem

kisspng-red-aesthetics-gold-sparkle-5a7b
kisspng-red-aesthetics-gold-sparkle-5a7b

A maquilhagem é um elemento importante na vida humana desde a Pré-História! Já nessa época o Homem se pintava com argilas e misturas de plantas, desenhando verdadeiras obras de arte abstrata pelo seu corpo e rosto. Ainda que fosse com o intuito de se dissimularem no meio envolvente, ou para a realização de rituais xamânicos, temos que lhes reconhecer a originalidade e a arte!

elizabeth-taylor-cleopatra1-e13978394335

No entanto, a maquilhagem como a conhecemos hoje, devemos aos Egípcios... A maquilhagem como princípio estético foi      desenvolvida pelos Egípcios, apesar de inicialmente ser usada como fator de proteção contra os raios de sol intensos dos desertos áridos do Egipto. O uso do khol foi depois aperfeiçoado pela realeza Egípcia, usado por homens e mulheres, feito essencialmente com galena, um mineral composto de sulfeto de chumbo, o khol era usado de forma artística para delinear o contorno dos olhos, conferindo-lhes o misticismo Egípcio que ainda hoje é usado com elegância ou ousadia! A maquilhagem Egípcia usava ainda malaquita para sombra de olhos, pétalas de rosa para blush, concentrados de papoila para batom, e tantos outros pigmentos obtidos de diversos compostos de óxido de ferro e cobre. O importante comércio do povo Egípcio com Roma e Grécia levou a maquilhagem ao resto do mundo. 

Atravessando os diversos períodos históricos, vemos a maquilhagem ser condenada pela igreja na época medieval, com o argumento de criar elevada beleza e o seu uso incitar ao pecado e à luxúria; ser exaltada no renascentismo e ecludir nos finais do século XVII ao ser prática comum de reis, rainhas e burguesia que apreciavam o uso de pó de arroz na face e tinturas coloridas para os lábios. O uso da maquilhagem propagou-se e foi sendo comum, porém, apenas entre as classes mais altas da sociedade.

Em meados do século XIX a crescente indústria cinematográfica popularizou o uso de maquilhagem e tornou o uso de cosméticos acessível a todos os estratos sociais. Itália e França afirmaram-se nesta época, como uma referência na produção de maquilhagem, até aos nossos dias, em que a dificuldade está na selecção e escolha de marcas e produtos para adquirir!

Por volta de 1940, a célebre imagem da "Pin-Up Girl" imortalizou o contorno do olho em traço preto pontiagudo e o batom vermelho escarlate, imagem intemporal da maquilhagem contemporânea. "Pinup" é em inglês a expressão que significa "pendurar", referindo-se então a posters e fotos de celebridades recortadas de revistas e penduradas em todas as paredes, armários e cacifos como o ideal da mulher atraente. Betty Grable, foi uma das mais populares de entre as primeiras Pin-Up Girls, que marcou 

presença em todos os armários dos soldados norte-americanos durante a segunda guerra mundial. Impossível falar em Betty Grable sem mencionar Marilyn Monroe e Laureen Bacall!!!

how-to-marry-a-millionaire-actresses-2_e

Até aos dias de hoje a maquilhagem tem-se assumido cada vez mais como uma arte e afirmação exclusivas da mulher, no entanto existem muitos Maquilhadores do sexo masculino a quem devemos um aplauso pela exaltação desta arte tão feminina: Kevin Aucoin, Christopher Nelson, Billy B, Rick Baker, Stan Winston, Sam Fine, Mario Dedivanovic, Greg Nicotero e tantos outros... E, ainda o uso da Maquilhagem pelo sexo masculino tem-se tornado cada vez mais comum, onde se destacam, Manny Mua, James Charles, Bretman Rock, Jefree Star, Parick Starrr, e tantos outros :) 

E assim, a maquilhagem cresce em torno da humanidade intrínseca e essencial à sua forma de ser e estar em sociedade.

Dentro da Maquilhagem, destacamos várias correntes, onde são aplicadas diferentes técnicas, e para diferentes propósitos: a maquilhagem social, a maquilhagem editorial, a maquilhagem artística, efeitos especiais ou caracterizações, a maquilhagem de noiva. Convido-vos a conhecer o meu trabalho em cada uma destas áreas!

bottom of page